O termo 'druidismo' se refere a uma gama de manifestações religiosas, mágicas e filosóficas, tanto referentes aos antigos cultos e religiões de alguns povos Celtas pré-cristãos, como as que possuem inspiração abertamente reconhecida nestas religiões célticas pré-cristãs na atualidade.
História
O Druidismo enquanto religião dos Celtas pré-cristãos, ou Paleodruismo conforme a notação de Isaac Bonewits, sobreviveu até a época da Cristianização da Irlanda e demais localidades insulares, enquanto no Continente Europeu, somente até a ascensão da Romanidade e da perseguissão dos Druidas na Gália.- Mesodruidismo
Em meio ao revival céltico e ao contexto geral do Romantismo, o pensador irlandês John Toland fundou em 22 de setembro de 1717 em Londres, com representantes de Londres, York, Gales, Cornualha, Ilha de Man, Anglesey, Escócia e Bretanha o An Druidh Uileach Braithreachas (Círculo Druídico da União Universal) atual Druid Order. Entre os membros famosos encontra-se William Blake. Ainda na Inglaterra em 1781 foi fundado a Ancient Order of Druids (AOD), que contou com a presença do controvertido Edward Williams ou Iolo MorganwcAncient Order of Druids of America (AODA). Com base nestes movimentos surgiram as Gorsseddau dos Países Celtas, que originaram muitas das ordens mesodruidicas, no caso da França por exemplo, Collège des Gaules, Ordre des Druides e posteriormente a Ordre Conventionne Conforme a la Tradition Druidique (OCCTD). Tais movimentos muitas vezes relacionados com Lojas Maçônicas, Rosacruzes ou sociedades de Oculstismo ou Teosofia, apesar dos comprovados problemas com justificações históricas e envolvimento com fraudes históricas diversas, foi de grande importância para a consolidações e preservação das línguas celtas dos respectivos países pelo estabelecimento de Gorseddau Nacionais. um dos principais articuladores da doutrina relacionadas à estas ordens, caracterizada posteriormente como Mesodruidismo por Isaac Bonewits. Grande parte das associações tradicionais com os druidas remontam á este período, como a túnica branca, barba longa, foice dourada, rituais em Stonehenge, etc. Em 1912 nos Estados Unidos é formada a
- Neodruidismo
Na Bretanha, em 1936 surge o Kredenn Geltiek (kg) fundado por Rafig Tullou, Morvan Marchal e Francis Bayer du Ker, desligando-se do Gorsedd da Bretanha e das concepções cristãs, até então comuns neste meio. Combinando concepções hindus com elementos oriundos dos demais sistemas indo-europeus, criaram um sistema consistente que persiste até nossos dias. Em 1963, inicialmente como uma contestação estudantil, surge nos Estados Unidos a Reformed Druids of North America (RDNA), caracterizada por uma organizada "desorganização" e descentralização de poder, de início associada com as concepções do Mesodruidismo aliada à concepções esotéricas no geral. KGH. Em 1964 é fundado em Londres a Order of Bards, Ovates and Druids (OBOD) por Ross Nichols, considerado por muitos o "pai" do Druidismo contemporâneo, amigo pessoal de Gerald Gardner também membro da AOD. O Druidismo de Nichols caracterizou-se por uma postura eclética e de certo diálogo com a Wicca, vindo a falecer em 1975 a ordem manteve-se em inatividade até ser reativada por Phillip Carr Gomm em 1988 por quem é dirigida até hoje. Em 1979 é fundada em Londres a British Druid Order (BDO) por Phillip Shallcrass, após uam dissenção com a OBOD, atualmente é reposnsável pelo funcionamento da Druid Network. Em 1984 é fundada nos Estados Unidos a Ár nDraoícht Féin (ADF), atualmente uma das maiores e mais importantes ordens do mundo, por Isaac Bonewits. Caracterizada por um forte estudo do Indo-Europeu, sólida organização interna e por tendências reconstrucionistas. Após uma dissenção da ADF foi fundada a Henge of KeltriaWhiteoak Druid Order, Order of Mithril Star, Gwyddons, etc. nos anos 1990, voltada exclusivamente para Panteões Célticos (na época isto não era tão comum). Surgiram muitas outras Ordens e grupos, desde então como a Whiteoak Druid Order, Order of Mithril Star, Gwyddons, etc.
Druidismo no Brasil
No Brasil a primeira Ordem a se estabelecer foi o Colégio Druídico do Brasil (CDB) nos anos 1990, ligada aos Collège des Gaulles e a Ordre des Druides (Mesodruidismo), sediado no Rio de Janeiro onde ainda funciona com cursos por correspondência. Em 2000 foi fundado por Robert Kaucher a Ordem Druidica do Brasil (ODB), inspirada em alguns aspectos da ADF e ligada ao então crescente movimento do Reconstrucionismo Celta (RC), tal ordem foi uma das pioneiras para o fortalecimento do RC no Brasil, com a ênfase no estudo de línguas célticas e embasamento acadêmico. A ordem veio a encerrar suas atividades em 2004, continuando ainda ativa a lista de discussões {Creideamh}. Em 2004, surge a Gergóvia liderada por Bandruir e sediada no Rio de Janeiro. No final do mesmo ano e início de 2005 com a liderança de Cláudio Crow Quintino ligado a Druid Network, surge o Caer Piratininga em São Paulo. Desde então, algumas ordens e grupos surgiram como a ordem Vozes do Bosque Sagrado sediada em Brasília e liderada por Cecília, assim como a ordem Walonom do Rio Grande do Sul liderada por Jéferson Mathes e Juliana Costa desde 2001, o Caer Ynis em Santa Catarina, a articulação Brenha Druídica das Terras Altas (BDTA) fundada por Marcílio Diniz que reúne Reconstrucionistas Celtas e Druidistas do Nordeste e mais recentemente a Assembléia da Tradição Druídica do Brasil (ATDB) ligada à Ordre des Druides (e ao Mesodruidismo).
Druidismo x Reconstrucionismo Celta
Muitos dos membros do movimento RC adotam uma postura de distanciamento de práticas e ordens Neodruidicas alegando cumplicidade com a Wicca e falta de coerência histórica e conceitual. No entanto no Brasil, no geral, não há um distanciamente muito nítido entre as posições abraçadas pelo Druidismo e pelo movimento RC, a exceção do Druidismo ligada à ordens Mesodruídicas. No geral, há certa tendência RC percorrendo boa parte dos membros de ordens tradicionalmente ecléticas como pode ser visto nas principais listas de discussões e fóruns pela internet. No Brasil, o movimento RC mantêm distâncias mais consolidadas com a Wicca e o Mesodruidismo no geral.
Druidismo, Política e Ecologia
Desde os anos 1970 que muitas ordens neodruidicas (se não todas) advogam em prol de causas ambientais. Muitas druidistas têm como uma prática ou dever religioso a dedicação de um tempo no envolvimento com a defesa de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, ou à atividades de plantio, defesas da fauna e flora etc. Uma das mais famosas internacionalmente neste quesito é a Loyal Arthurian Warband.
Fonte: Wink
Nenhum comentário:
Postar um comentário